Por que o roxo durante a quaresma?

Atualizado: 13 de mar.



Em conhecido, que as cores de um modo geral, possuem certa influência sobre a nossa maneira de agir e pensar. Não obstante, empresas de marketing, sites, logos de empresas usam constantemente desse artifício, que por sua vez, se tornou uma ferramenta mais que eficaz quando a intenção é tocar as pessoas.

.

Isso acontece não apenas no campo empresarial ou comercial, mas também no campo religioso, no entanto, não é apenas com a intenção de tocar as pessoas, mas sim, reforçar o sentido de determinada atitude e do modo de pensar. Uma vez que a religião nos proporciona isso: Uma união com Deus nosso Pai, nos dando sentido de vida.

.

Na nossa Igreja Católica, não é diferente. Tudo é carregado de um rico sentido, preenchendo o corpo e a alma. Desde gestos e falas, até caracteres visuais, entre os quais se encontra imagens, estátuas, velas, altares, crucifixos e também, as cores.

.

Em nosso Ano Litúrgico, existe um vasto dinamismo em espiritualidade; festas, solenidades e celebrações, e uma forma de representar cada comemoração, é através de cores específicas.

.

O verde simboliza a Esperança; o vermelho está ligado ao Sangue dos mártires, que derramaram seu próprio sangue por amor a Cristo, nosso Senhor; já o branco, retoma a Pureza e a Ressurreição de Cristo; e o roxo, tem como intenção nos levar a um “Recolhimento preparatório”; o que por sua vez, é justamente esse o sentido Quaresmal. Durante toda a quaresma a Igreja busca se recolher, voltando-se para práticas de penitência e caridade – além é claro, dos atos de piedade – mirando o mistério Pascal que será celebrado posteriormente.



Bibliografia.:

https://claretiano.edu.br/curitiba/blog/mcc/as-cores-na-liturgia

https://www.a12.com/redacaoa12/espiritualidade/quaresma-por-que-a-cor-roxa-e-usada-na-liturgia


Por: Wander Araújo - Colaborador Pascom

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo