Mês da Bíblia 2025: A Carta aos Romanos ilumina a caminhada de fé e esperança
- Pascom
- há 7 horas
- 2 min de leitura

Setembro é celebrado pela Igreja como o Mês da Bíblia, tempo especial de reflexão, oração e aprofundamento na Palavra de Deus. Este período convida os fiéis a retomarem o contato com as Sagradas Escrituras, redescobrindo nelas o caminho de fé, esperança e amor. A iniciativa recorda que a Bíblia não é apenas um livro antigo, mas presença viva do Senhor que orienta a vida da comunidade cristã em todos os tempos.
Para o ano de 2025, a Igreja no Brasil escolheu a Carta de São Paulo aos Romanos, para livro de estudo e oração, com título: "A esperança que não decepciona", inspirado no versículo: Rm 5,5 "Esta esperança não nos engana, porque Deus encheu-nos o coração com o seu amor, por meio do Espírito Santo que é dom de Deus". Esse escrito Paulino é considerado uma das mais profundas expressões da fé cristã, abordando temas essenciais como a justificação pela fé que são: A graça divina e a universalidade da salvação. Com palavras firmes e cheias de esperança, Paulo recorda que todos são chamados a viver a justiça de Deus, não por méritos próprios, mas pela entrega confiante a Cristo.
A Carta aos Romanos também ressalta a igualdade diante de Deus, sem distinção entre povos, culturas ou condições sociais. Essa mensagem continua atual em meio aos desafios do mundo contemporâneo, marcado por divisões, preconceitos e desigualdades. A fé em Cristo une os fiéis, conduzindo-os a uma vida fraterna e solidária, que ultrapassa fronteiras e promove a comunhão. Assim, o estudo deste texto sagrado é convite a transformar a realidade segundo o Evangelho.
O Mês da Bíblia, iluminado pela Carta aos Romanos, é oportunidade de renovação espiritual para comunidades, famílias e cada cristão em particular. A leitura orante e o estudo da Palavra fortalecem a vida de fé e motivam a prática da caridade, que é fruto da experiência com o amor de Deus. Que este tempo seja marcado pelo compromisso de viver a Palavra em gestos concretos, testemunhando ao mundo que "nada pode nos separar do amor de Cristo" (Rm 8,39).
Por: Pascom Paróquia São Sebastião
Referências bibliográfica:
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Bíblia Sagrada. Tradução da CNBB. 2. ed. Brasília: Edições CNBB, 2018
Documento da CNBB para o Mês da Bíblia 2025. Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB: Edições CNBB, 2025.
Comentários