"Dá ouvidos a teu pai, àquele que te gerou e não desprezes tua mãe quando envelhecer." Provérbios 23,22
.
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
.
No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.
.
Os tipos de violências mais comuns são: a física, psicológica, financeira, a negligência, o abandono. Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos.
.
Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, é fundamental prevenir a violência e denunciar quando necessário.
.
A Pastoral da Pessoa Idosa defende que uma sociedade que honra e acolhe seus idosos pode esperar um futuro eminente. A Pastoral da Pessoa Idosa atua como um ponto da rede de proteção e garantia de direitos da pessoa idosa, estando presente junto às pessoas idosas acompanhadas, acolhendo suas demandas e realizando os encaminhamentos, contribuindo para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, o resgate de vínculos familiares e comunitários e um envelhecimento mais saudável, com qualidade de vida.
Comments