«Sempre tereis pobres entre vós» (Mc 14, 7)
Desde 2017, a Igreja comemora no penúltimo domingo do tempo comum, o dia mundial dos pobres, instituído pelo Papa Francisco, na Carta Apostólica Misericórdia e Mísera, como memória e ação objetiva do ano extraordinário da misericórdia.
.
É uma oportunidade para perceber a importância dos pobres no meio de nós, como membros do povo de Deus e as ações caritativas em favor dos mesmos. Muitas são as ações nas comunidades católicas e pessoas de boa vontade, que são feitas em favor dos pobres neste dia.
.
O amor ao Cristo Jesus passa também pelo amor aos pobres. Cristo se manifesta em todas as pessoas, mas sobretudo nas pessoas necessitadas para que vivam a paz, o amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. O Dia mundial dos pobres seja ocasião para crescermos na fé, na esperança e na caridade e possibilite ações de misericórdia em favor dos pobres e necessitados.
.
Faço votos de que o Dia Mundial dos Pobres, chegado já à sua quinta celebração, possa radicar-se cada vez mais nas nossas Igrejas locais e abrir-se a um movimento de evangelização que, em primeira instância, encontre os pobres lá onde estão. ( Papa Francisco
Comments