Vigília Pascal 2021 - Celebração da Luz

A Vigília Pascal, também conhecida como a celebração da Luz, realizada na noite do Sábado Santo.

Segundo a tradição neste dia a noite deve se fazer em memória à noite em que Cristo ressuscitou, deve ser considerada a Mãe de todas as santas Vigílias (Santo Agostinho). Pois nela, a Igreja se mantém de vigia à espera da Ressurreição do Senhor.

A Vigília Pascal é o cume do ano litúrgico. Sua celebração se realiza de noite; mas de maneira a não terminar antes da aurora do Domingo. Com a proclamação da Páscoa (o canto do Exultem) e as leituras que temos nessa celebração relembramos todas as maravilhas que Deus realizou por nós desde a criação do mundo, como também a passagem do povo Hebreu para a Terra Prometida e de maneira singular a Ressurreição do Senhor. Por isso, essa é a solenidade mais importante da Igreja.