O primeiro presépio foi montado por ninguém menos que São Francisco de Assis em 1223. Um santo tão querido popularmente que teve a seguinte intenção ao realizar o primeiro presépio: “tornar mais compreensível o mistério da encarnação para as pessoas”.
Entre os personagens do presépio, temos os três principais: O menino Jesus, Maria e José, a Sagrada Família. E os demais personagens e figuras? Esses tem um caráter especial, pois representam a cada um de nós.
Vejamos o significado e simbologia de cada um deles:
O MENINO JESUS, O VERBO ENCARNADO: Deus que é grande, se faz pequeno, se faz criança. O infinito se torna um de nós amor por a nós.
SÃO JOSÉ: Presença silenciosa. Pai zeloso, prestativo e amoroso.
NOSSA SENHORA COM O MENINO NOS BRAÇOS: Não significa que ela esteja sustentando o menino Jesus nos braços, mas sim que ela está doando o próprio Filho ao mundo.
REIS MAGOS: Melchior da Ásia; Gaspar da Europa; e Baltasar da África. Aqui vemos que, nosso Senhor já estava sendo esperado, e esses que o esperavam não se contentaram apenas em saber que Deus viria, mas saíram de onde estavam e foram até onde “Deus nasceu”. Quiseram bem receber o próprio salvador, e assim levaram presentes.
ESTRELA DE BELÉM: É a guia que orientou os reis magos, que com tanto afeto foram ver o menino Deus que acabara de nascer.
ANJO: É a presença de Deus Pai no instante em que seu Filho nasce.
MENINO: É o pastor que dorme. Seu sonho representa – a indiferença espiritual em que caímos, sendo despertado pelos anjos, remete ao começo de uma nova vida ao perceber que Deus veio na figura de um bebê.
PASTOR MARAVILHADO: De mãos vazias, mas de braços abertos. Aparenta não trazer presente, mas seu presente é o maravilhamento.
TRABALHADORES: Eles representam que Deus entra na maternidade do trabalho, dando esperança em meio à monotonia e o cansaço do dia a dia. Maternidade porque no trabalho é onde o homem se forma, assim como um bebê é formado no ventre de sua mãe.
MÚSICOS: são como os anjos. Cantam louvores a Deus, anunciando o nascimento do menino Jesus.
PASTORES E AS PESSOAS POBRES E SIMPLES: São as primeiros que se aproximam ao Cristo.
MENDICANTES: Estão sempre no presépio. Imploram a caridade. São aqueles mais pobres, que Jesus ama em particular. Representam a necessidade que todos nós temos diante de Deus; de sermos amados.
Por Wander Araújo
Agente Pascom
Commenti