Dia mundial de saúde mental
- Pascom
- 10 de out. de 2020
- 2 min de leitura

" E servireis ao senhor, vosso Deus, e ele abençoará vosso pão e vossa água; eu tirarei do meio de ti as enfermidades." Exodo, 23,25.
Esta data foi instituída há 30 anos pela Federação Mundial de Saúde Mental”. Este ano (10 de outubro) é celebrado em um momento em que nossas vidas diárias foram abruptamente alteradas como consequência da pandemia de COVID-19. Os últimos meses trouxeram muitos desafios: para os profissionais de saúde, que prestam seus serviços em circunstâncias difíceis e vão trabalhar com medo de levar a COVID-19 para casa; aos alunos e professores, que tiveram que se adaptar às aulas à distância, os idosos que tiveram que ficar longe do carinho dos familiares, enfim, toda a humanidade teve que se adaptar a um novo jeito de conviver de uma hora para outra. Tudo isso, tem deixando a sociedade em alerta redobrado para cuidar da saúde mental e emocional de todos, e principalmente para pessoas com condições de saúde mental, muitas das quais estão ainda mais isoladas socialmente do que antes com o distanciamento social.
O dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade para o mundo se unir e começar a reparar a negligência histórica em relação à saúde mental”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Já estamos vendo as consequências da pandemia de COVID-19 no bem-estar mental das pessoas e isso é apenas o começo. A menos que assumamos compromissos sérios para aumentar o investimento em saúde mental agora, as consequências para a saúde, sociais e econômicas serão de longo alcance.” (https://www.paho.org/bra)
Por isso, a campanha do Dia Mundial da Saúde Mental deste ano tem como objetivo aumentar os investimentos em favor da saúde mental.
Comentarios