top of page
  • Foto do escritorPascom

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação de 01/09 a 04/10.

Atualizado: 4 de set. de 2020


JUBILEU PELA TERRA!!!

“A partir desta data, até 4 de outubro, celebraremos com nossos irmãos e irmãs cristãos de várias Igrejas e tradições o "Jubileu da Terra", para comemorar o estabelecimento, 50 anos atrás, do Dia Mundial da Terra” (Papa Francisco , dia 30/08 após o Angelus).





No dia 1° de setembro se comemorou o dia mundial de oração pelo cuidado com a criação, que este ano completa  50 anos. Apesar de ter o ponto de culminência no primeiro dia de setembro, são 34 dias instituídos para mobilizar as pessoas e comunidades em defesa da vida e a reflexão sobre o cuidado com a grande obra de Deus, já que somos os únicos seres da criação que faz uso predatório do planeta.


A data, que já vem sendo celebrada pela Igreja Ortodoxa desde 1970, foi instituída na Igreja Católica em 2015, pelo Papa Francisco através da publicação da carta encíclica Laudato si’, com o propósito de chamar toda a humanidade a uma conversão ecológica, que permita de fato, criar relações sustentáveis com o mundo que nos rodeia, protegendo toda a Criação.


Um período que se estende de 01/09 a 04/10, com orações e  reflexões ao nosso Deus criador, para que ele na sua infinita misericórdia nos dê sabedoria e sensibilidade para perceber que ao cuidarmos e respeitarmos a criação estamos demonstrado nosso amor ao criador.


O Papa Francisco sabiamente nos ensina na encíclica Laudato si’: "Existimos apenas graças às relações com Deus criador, com os irmãos e irmãs enquanto membros duma família comum e com todas as criaturas que habitam na mesma casa que nós. «Tudo está relacionado, e todos nós, seres humanos, caminhamos juntos como irmãos e irmãs numa peregrinação maravilhosa, entrelaçados pelo amor que Deus tem a cada uma das suas criaturas e que nos une também, com terna afeição, ao irmão sol, à irmã lua, ao irmão rio e à mãe terra» (LS, 92).


Oração cristã com a criação

(Do Papa Francisco)


Nós Vos louvamos, Pai,

com todas as vossas criaturas, que saíram da vossa mão poderosa. São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura.

Louvado sejais! Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas as coisas. Fostes formado no seio materno de Maria, fizestes-Vos parte desta terra, e contemplastes este mundo com olhos humanos. Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressuscitado.

Louvado sejais! Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação, Vós viveis também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem.

Louvado sejais! Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós.

Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes. Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe.

Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, porque nem um deles sequer é esquecido por Vós.

Iluminai os donos do poder e do dinheiro

para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos.

Os pobres e a terra estão bradando: Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz, para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza. Louvado sejais! Amém.


Por: PASCOM

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page