top of page
  • Foto do escritorPascom

Aconteceu nesta sexta-feira (28/02) a formação da Forania do Descobrimento sobre a CF 2020



Com o Tema "Fraternidade e vida: Dom e Compromisso" e o Lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele".


Aconteceu na última sexta-feira do mês de fevereiro, dia 28, na paróquia São Sebastião, logo após a santa missa, a Formação Forania do Descobrimento sobre a Campanha da Fraternidade 2020, com o Tema "Fraternidade e vida: Dom e Compromisso" e o Lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele". A formação foi ministrada por Jacilda, Fernando e Isabela. Equipe de animação de campanhas e uma família à serviço da Evangelização encaminhada a forania pela nossa Diocese de Eunápolis. Estiveram presentes representantes, religiosas e padres de várias comunidades da nossa forania do Descobrimento.


Jacilda inciou sua apresentação falando sobre o texto da campanha e da beleza que o mesmo possui, pois foi utilizado o texto base da Parábola do Samaritano. Frisou também os objetivos principais da CF: Sensibilização, conversão e Tradução. tempo da Sensibilização para iniciar os processos, conversão do coração que faz sentir com a própria dor do outro e o Despertar da Comunidade traduzindo os bons sentimentos em ações individuais e comunitárias. Falou também sobre o cartaz da CF, que trás a representação da Santa Dulce dos Pobres pelas ruas de Salvador-BA, enfatizou que a vida de Santa Dulce foi a própria representação da Parábola do Samaritano. Ela teve vários enfrentamentos em sua vida para atender os anseios que pulsavam em seu coração, o de ajudar o próximo, de servir ao próximo. Mostrou também, os elementos que compõe o cartaz, demostrando alguns "lugares vazios" que devem ser "ocupados " por todos nós em nossas comunidades.


Palavras e testemunhos de vida marcaram esta apresentação. Isabela, filha de Jacilda nos apresentou seu testemunho e falou sobre o grande mal do nosso século, a depressão e as doenças emocionais em especial na população jovem. "As vezes, infelizmente nós achamos que o sentido da nossa vida são nossas mães, nossos pais, quando na verdade o nosso sentido da vida é Deus" enfatizou. Isabela continuou: "Já tive dois amigos, pessoas próximas a mim que tentaram o suicídio. Um infelizmente veio a falecer. Tudo porque, o sentido da vida dessa pessoa era a mãe, não foi Deus." Pessoas jovens, próximas a nós, podem estar sofrendo e estão do nosso lado e nós não enxergamos com os "olhos de Deus". "Eu já tive depressão e olha a base da minha família: que linda. Imaginem só o meu colega que não tem uma base". "Graças a Deus, minha família tem vivência de igreja e graças a Igreja que eu me curei, fui participar de grupo de jovens. Vamos parar de viver no automático. vamos escutar o outro, vamos desacelerar e repensar nossos valores e princípios e prestar mais atenção ao nosso amigo, colega, irmão de pastoral. O sentido de nossa vida é Deus. Se Tropeçou, levante. Errar é natural e o importante é não desistir e permanecer de pé no processo" finalizou.


A paróquia São Sebastião agradece profundamente a todos os presentes, em especial a esta família que tanto acrescentou no melhor conhecimento da Campanha da Fraternidade. Que Santa Dulce dos Pobres interceda por vocês junto a Jesus. Nosso Muito Obrigado.


Assista os vídeos da formação na íntegra aqui: I parte: II Parte:


Galeria de Fotos aqui


Acesse o conteúdo da Formação aqui:



58 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page