• Pascom

21/09 Dia de São Mateus Apóstolo e Evangelista


“saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse”: “siga-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus. (Mateus 9, 9).

.

21 de setembro a liturgia celebra São Mateus, Mateus, também chamado de Levi foi um dos doze apóstolos de Cristo. É o autor de um dos evangelhos e apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa “Deus está conosco”. Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo.

.

Esse apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é “Dom de Deus”, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que, guiado pelo carisma extraordinário da inspiração, pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista martirizado pela sua fé e fidelidade ao Salvador.

.

Uma tradição antiga recorda que Mateus sofreu o martírio, apedrejado, queimado e decapitado na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas, primeiro para Paestum, no Golfo de Salerno; e, no século X, para Salerno, onde até hoje são honradas.


São Mateus, rogai por nós!


Referências:

vaticannews.va

formacao.cancaonova

0 visualização0 comentário