05/02 - Dia de Santa Águeda


05 de fevereiro é dia de Santa Águeda, ela foi uma virgem e mártir dos primeiros séculos da Igreja, que se consagrou a Deus em sua juventude e lutou por essa consagração quando lhe ofereceram casar-se com um rapaz rico daquela época.

.

A grande santa italiana foi uma jovem de muita coragem vivendo o Santo Evangelho na radicalidade num tempo em que o imperador Décio levantou contra o Cristianismo uma forte perseguição. Aqueles que não renunciassem ao senhorio de Cristo e não O desprezassem eram punidos com muitos sofrimentos até a morte.

.

Santa Águeda era consagrada ao Senhor, amava a Deus, mas foi pedida em casamento por um outro jovem. Claro, por coerência e por vocação, ela disse ‘não’. Esse jovem, que dizia amá-la, a denunciou às autoridades. Ela foi presa e injustamente condenada. Que terríveis sofrimentos e humilhações!

.

Para renegar a sua fé e a sua consagração, ela foi presa e passou por diversas torturas, mas sempre respondia: “A minha salvação é Cristo. Em 254 martirizada, sendo arrastada por carvões em brasa. Se diz que nesse dia fatídico houve um grande terremoto na região de Catania, na Itália, de onde era a santa. Santa Águeda ou Ágata é a protetora dos seios, pois teve seus seios arrancados durante o suplício e contra os vulcões, terremotos e as forças da natureza.


Santa Águeda, rogai por nós!

1 visualização0 comentário