• Pascom

03/12 - Dia Internacional da Pessoa com deficiência


"Ame o seu próximo como a si mesmo'. Não existe mandamento maior do que estes"


O Dia Internacional da pessoa com deficiência é comemorado em 3 de dezembro, tendo sido instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992 para celebrar o fim do ciclo iniciado em 1983, ano em que foi adotado pela Assembléia Geral da ONU o Programa Mundial de Ação a respeito das Pessoas com Deficiência.

.

Essa iniciativa deve ter por objetivos:

  • celebrar as conquistas das pessoas com deficiência

  • pensar em novas formas para intensificar os processos de inclusão e acessibilidade dessa parcela da população na sociedade

  • empoderar essas pessoas de maneira que elas possam influenciar os programas e políticas que afetam suas vidas em seus países

.

A acessibilidade é inserida como um dos princípios básicos dos direitos humanos e, sob uma perspectiva mais ampla, um dos pilares capazes de promover a promoção da igualdade. Esta pauta deveria ser tratada de forma prioritária nas agendas de todas as nações.

.

A igreja principalmente através do Papa Francisco, tem feito forte apelo à criação de novas iniciativas dentro e fora da Igreja para ajudar na construção de um mundo inclusivo para todos. O Pontífice sempre volta a encorajar ao compromisso conjunto desde o âmbito da catequese e realidades eclesiais até às instituições civis.

.

"Assim, de modo especial neste Dia, em defesa nomeadamente dos homens e mulheres com deficiência, é importante promover uma cultura da vida que afirme sem cessar a dignidade de toda a pessoa, independentemente da sua idade e condição social.” (Papa Francisco)

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo